segunda-feira, 15 de março de 2010

Matéria: Hitman - Assassino 47 + Filmes baseados em games


Filmes baseados em games, geralmente são ruins.qual seria a causa disso? O material em que são inspirados? Ou seria a preguiça dos preodutores envolvidos em tais projetos? Às vezes um, às vezes outro. Como exemplos temos:1- Tomb Raider- Nos games: tem carisma, e um clima interessante, logo a série daria ótimos filmes se tratados com esmero por parte das produtoras.No cinema: o que acontece, são roteiros falhos e direção ruin, o que estraga algo com potencial, de realmente bom, temos apenas Angelina Jolie. 2- Silent Hill, uma série de games ótimos, com enrredos profundos e muitas vezes superiores a muitos filmes de terror considerados bons. No cinema temos o caso raro de filme baseado em game que foi bem tratado, Roger Avary, vencedor do OSCAR, assinando o roteiro, ótima direção, da surpresa chamada Cristophe Gans, do mediano O Pacto dos Lobos. O resultado de tudo isso foi um filme excelente, considerado a melhor adaptação de um game para o cinema. Tirando esses , temos os aceitáveis(na maioria das vezes) filmes de Paul W.S. Anderson(Resident Evil, Mortal Kombat), e as podreiras de Uwe Boll, o alemão que é odiado pelos fãs de games, já que tudo que ele faz é baseado em algum jogo, e geralmente ele estraga as boas lembranças( às vezes não tão boas, pois ele se baseia muitas vezes em jogos ruins...) dos jogadores.
Em Hitman, o que temos é um caso à parte. Um bom game com muitos fãs ao redor do mundo, mas que a história apenas cumpria seu objetivo, que era de dar um motivo ao jogador para matar alvos específicos com liberdade. Portanto um roteiro baseado em hitman teria que ser bem trabalhado para se tornar um filme bom, e o resultado é relativamente surpreendente. Boa fotografia, algumas boas cenas de ação e diversão descompromissada por um curto(o que é bom) período de tempo. Não é um filme maravilhoso , nem tem grandes atuações. No entanto, ao contrário de quase tudo que li até agora quanto a isso, achei muito boas as atuações, Timothy Olyphant e Olga Kurylenko não vão ganhar nenhum prêmio, mas deram as suas persoagens muito carisma.O roteiro não é lá essas coisas , joga subtramas na história sem motivos às vezes e as resolve rapidamente , não as desenvolvendo profundamente, além de ser confuso.Para os fãs temos referencias excelentes, geralmente envolvendo ângulos de camera que lembram a visão do jogo.
Todas esses pontos fazem de hitman um filme de ação mediano e recomendado, assistí-lo não vai mudar a sua vida nem acrescentar grandes valores morais, mas é um filme pipoca divertido pelo menos.
E permanece a pergunta, o que faz um bom filme baseado em game? A resposta é simples: Os fatores que levam um filme baseado em game ser bom , são os mesmos de qualquer outro tipo de adaptação. Respeito( o que não necessáriamente quer dizer fidelidade absoluta) pelo material em que é baseado e capricho na produção. Fico desapontado com críticos e cinéfilos que desprezam os games como forma de arte. Quantas vezes já li comentários do tipo "A direção deste filme é tão ruin que parece ter saído de um game" Pelo amor de Deus!!! Essas pessoas nunca jogaram Final Fantasy, Kingdom Hearts, Vagrant Story ou principalmente, Metal Gear Solid? Acho que é justamente esse preconceito que faz os filmes baseados em games serem tão abaixo da média. Minhas duas paixões são o cinema e os games e eu acho que deve haver respeito por parte das pessoas envolvidas nesses meios para realizarem bons projetos, afinal os games estão repletos de hstórias ótimas que merecem ser levadas ao grande público.
Desde já, eu lanço o meu palpite: Deposito a minha fé na Disney e no Mike Newell, acho que a melhor adaptação de games para o cinema em 2010 será Prince of Pérsia...é esperar pra ver.
A.B.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário