sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Crítica: Tudo Acontece em Elizabethtown


A 3 meses, eu nunca havia ouvido falar em Cameron Crowe. Então eu vi uma propaganda na tv de um filme que passaria uns dias depois, Vanilla Sky.E eu adorei Vanilla Sky. Tudo, a direção ,a história...e eis que ao final surgiram os créditos ..."Writen for the screen and Directed by Cameron Crowe" "Que nome é esse? uma mistura de James Cameron com Russel Crowe?" eu pensei. Por essa associação gravei o nome na hora. Na mesma semana, numa madrugada acordado comecei a assistir a outro filme com Tom Cruise, e também com Renée Zellweger, contava uma história interessante e inspiradora sobre um homem chamado Jerry Maguire. Comecei a ver o filme apenas como distração para dormir (eu simplesmente tenho que dormir com a televisão ligada... Mais alguém aí tem essa mania?), mas o clima da história me prendeu e manteve acordado até o final, onde novamente, com o aparecimento dos créditos eu vi "Writen and Directed by Cameron Crowe"... pensei: qual filme eu tinha visto na mesma semana com esse mesmo diretor? "Ah! Vanilla Sky!"
Então, pesquisando na internet, encontrei a lista de filmes do diretor e li a respeito de um oscar na sua carreira, o de melhor roteiro original por Quase Famosos, coloquei o filme na minha lista de filmes pendentes e esqueci, pois tinha muitos outros nessa lista. Agora, alguns meses depois, na locadora eu me lembro de locar Quase Famosos.. Desculpa está locado... "será que o senhor pode me dizer quais os outros filmes do Cameron Crowe estão disponíveis?" tirando esses que tu disse que já viu eu tenho ... Deixa eu ver...Tudo Acontece em Elizabethtown.
Assim eu fui pra casa com um filme que eu não estrava com muita vontade de ver.E como eu adoro ser surpreendido por esses filmes!!! Todos os filmes de Cameron Crowe me surpreenderam assim.
Elizabethtown é fantástico. não só no sentido técnico, mas também como lição de vida. Me provou que o diretor fez apenas filmes para gente comum, sobre pessoas normais (não no sentido depreciativo).
Lembrou-me muito da sensação que tive ao ver Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, você assiste ao filme e sente-se motivado. Também senti isso nos outros dois filmes que assisti do diretor até o momento, percebo que ele tem a habilidade de usar temas que parecem clichês ou piegas falando, e transformar em histórias verdadeiramente emocionantes no cinema.
As atuações de Orlando Bloom e Kirsten Dunst são impressionantes em muitas partes e dão uma personalidade única para os protagonistas(principalmente Dunst, Claire é desde já , um dos meus personagens preferidos no cinema).Susan Sarandon também está excelente.
A Fotografia é muito boa também e a trilha sonora é perfeita.
Recomendo Elizabethtown. Assista, curta as músicas, torça por um final feliz, e quando o filme acabar sinta-se bem, mais motivado, acreditando mais na vida... sim, essa é a magia do cinema, uma magia que nem todos entendem, mas que é real.
Palmas a Cameron Crowe, um diretor que a pouco tempo eu não conhecia , e agora não vejo a hora de assistir a sua próxima obra, isso que eu nem vi Quase Famosos ainda...
Nota: 9.0

Um comentário:

  1. Bá, adorei! Fiquei com vontade de ver o filme! rsrsrs

    Beijão Xandy! :)

    ResponderExcluir