segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Crítica: Donnie Darko


Todo cinéfilo -como me considero hoje em dia -adora quando lhe é feita a pergunta: "Quais os seus filmes favoritos?". Junto a essa pergunta nós sentimos diversas emoções, lembramos dos clássicos, dos filmes que só nós gostamos e ninguém mais entende... Bom, tenho orgulho de dizer que de uns tempos pra cá, quando essa pergunta é feita pra mim, um dos primeiros filmes que me vem a cabeça é Donnie Darko. E como é bom lembrar deste filme... dos diálogos, da trilha sonora, da direção interessantíssima do desconhecido Richard Kelly.
Donnie Darko não é um filme pra se assistir casualmente, o roteiro é intrincado, confuso e quase sempre, ao final do filme(na primeira vez que se assiste)não entendemos muito mais do que quando o filme começou.Só pra se ter uma noção,a viajem psicodélica começa mostrando o problemático Donnie Darko acordando na beira de uma estrada , sem explicar como ele fora parar ali ou o por que do seu sorrisinho ao vislumbrar o horizonte...depois disso somos apresentados a uma gama de personagens maravilhosamente estruturados, realistas e refletindo bem a época em que a história se passa(1988).
No início do filme Donnie sobrevive a um acidente estranho, e atribui o fato de ter sobrevivido a um coelho gigante que ele vira na noite anterior e que lhe falara que o mundo acabaria em 28 dias , seis horas , 42 minutos e doze segundos.Com essa premissa, o filme atinge uma diversidade absurda de gêneros e fala sobre muitos assuntos, desde coisas normais da vida, como romance, até viajens no tempo, religião e o conservadorismo dos anos 80.Escrever sobre a história deste filme é muito complicado, só mesmo assistindo pra entender(ou tentar entender...).
A parte técnica é excelente e muitas cenas alcançam a perfeição , tanto na direção quanto no roteiro com diálogos incrivelmente bem escritos.A cena da chegada a escola(toda a sequencia, desde que Donnie sai do ônibus até o momento em que a professora interpretada por Drew Barrymore entra na sala de aula)é maravilhosa, a cena seguinte em que somos apresentados a personagem Gretchen,já mostra o poder do roteiro e contém um dos primeiros momentos tocantes do filme.Vale ressaltar também a sequência em que Donnie desce as escadas de mãos dadas com Gretchen, usando uma camisa de caveira, é sem igual.
Falar das cenas de Donnie Darko também é complicado , por que para apreciá-las é necessário sentí-las, o que aliás, se aplica a todo o filme. O filme é muito visual, literalmente, muitas coisas não são explicadas com palavras, e sim com imagens e sentimento.
A trilha sonora é espetacular, inspiradíssima, e as músicas sempre tocam no momento apropriado.Durante o Filme ouvimos muitas bandas famosas dos anos 80, como Tears for Fears e Duran Duran, mas o destaque vai para a versão de Gary Jules da Música "Mad World" também do Tears for Fears, uma cansão lindíssima e muito bem utilizada dentro do filme.
As atuações variam do ótimo ao excelente. Jake Gyllenhaal que interpreta Donnie nasceu pra fazer este papel, e todos os outros incluindo a irmã de Jake, Maggie Gyllenhaal( quando os dois contracenam é mágico já que no filme ela faz o papel da irmã de Donnie)dão o seu melhor durante todas as cenas. Vale a pena assistir ao filme apenas pra ver Mary McDonnell e Jena Malone (que além de linda, está perfeita).
É sempre difícil falar de filmes muito bons. Recomendo Donnie Darko a todas as pessoas que não tem preconceito com filmes difíceis de entender e que não tenham preguiça de pensar( por mais que pareça não fazer sentido, eu garanto que é recompensador desvendar os mistérios propostos pelo longa).Mesmo com pequenas falhas, este filme já entrou para o meu grupo de filmes favoritos,que incluem Clube da Luta, Titanic, e O Labirinto do Fauno. Entrou para este grupo por todos os motivos supracitados e por outros dois motivos:1ºQuando o filme acabou eu me senti bem , mesmo, e 2º também me fez sentir intrigado e me compeliu a refletir, tanto que fui procurar coisas sobre o filme na internet e achei fóruns , blogs e sites dedicados a compreender a história do jovem Donnie. Quantos filmes voce já assistiu que conseguem fazer isso?
NOTA:10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário