terça-feira, 8 de junho de 2010
Livros: Percy Jackson e os Olimpianos / O Ladrão de Raios - Rick Riordan
Com o fim da série Harry Potter, muitos fãs ficaram órfãos de uma série de fantasia. Eu incluso. Então comecei a procurar por algum livro que fosse a altura de substituir HP. Gostei de alguns, como "Eragon" ( O ciclo “ A Herança” em geral ) de Cristopher Paolini, e o mega-seller "Crepúsculo", de Stephenie Meyer. Apenas gostei (mais de “Eragon” do que “Crepúsculo”), mas HP é vida e obra, quase impossível de substituir. Resolvi apelar para os clássicos de Tolkien. Já havia lido “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” e então li “O Hobbit”. Bons livros (principalmente este último), mas a resposta não estava nos clássicos. Então, em uma de minhas habituais rondas pelas livrarias em busca de alguma novidade, um livro me chamou a atenção: “O Ladrão de Raios”, primeiro volume de uma série intitulada “Percy Jackson e os Olimpianos”. Pesquisei na internet e descobri várias críticas positivas sobre o livro. Resolvi comprar.
Não me arrependi. Finalmente um livro de fantasia era criativo e original o suficiente para me prender, me fazendo lembrar da sensação de ler meu primeiro Harry Potter, tantos anos atrás. Se você apenas assistiu ao recente filme de Chris Columbus, saiba que a trama do livro é muito diferente e muito superior ao que foi mostrado em sua adaptação cinematográfica (o Filme está mais para uma “releitura”, do que para uma adaptação, mesmo que não seja necessariamente ruim).
O livro é narrado em primeira pessoa por Percy Jackson, um garoto de doze anos que descobre que todas as histórias da mitologia grega são de fato, reais. Mais do que isso, descobre também que é filho de um dos deuses do Olimpo, o que o torna um semideus, assim como Hércules e seu xará Perseu. Perseguido por monstros, Percy é levado ao único lugar considerado seguro: O acampamento Meio-Sangue, um acampamento de verão onde os semideuses modernos aprendem a lutar e a desenvolver suas habilidades únicas. Pouco depois de chegar, ele fica sabendo que está sendo acusado de ter roubado o raio mestre de Zeus, e tem que sair em uma missão para descobrir o verdadeiro ladrão e evitar uma guerra entre os deuses que pode destruir o mundo inteiro.
O que torna o livro tão bom é a forma como o autor, o americano Rick Riordan, narra a história. O sarcasmo de Percy torna tudo cômico. Todo o livro é pontuado por piadinhas vindas dele e dos outros personagens, deixando a leitura leve e agradável. Em “O Ladrão de Raios” não há partes entediantes, cada capítulo está repleto de ação e humor, e a trama mostra muitos dos famosos mitos gregos retratados de forma diferente do que estamos acostumados. Além disso, todos os personagens esbanjam personalidade e carisma. O autor só peca por deixar o livro um pouco repetitivo, o que no fim, não tira nem um pouco o brilho da obra.
Finalizando, “O Ladrão de Raios” pode não ser tão bom quanto “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, mas é uma ótima estréia para a série “Percy Jackson e os Olimpianos”. E com certeza é em dos melhores livros do gênero nos últimos anos.
Nota: 9,0
• Obs: Se estiver procurando por um livro mais clássico de fantasia, recomendo a série “As Crônicas de Nárnia” de C.S. Lewis
Assinar:
Postar comentários (Atom)
BÁ
ResponderExcluireu adorei o filme do ladrão de raios *-*
e tipo, o livro deve ser bem bom mesmo
hehehe
beijo