terça-feira, 3 de maio de 2011

Cine-Critica: Karatê Kid (2010)





Releitura (isso, releitura e não remake), do clássico juvenil dos anos oitenta, agora ambientada na china, e trocando o Karatê do título pelo Kung Fu.

Tinha tudo para dar errado, incluindo música do Justin Bieber, e o próprio fato de se baseado em um filme antigo (não dá pra negar que a maioria dos remakes e das releituras são ruins, ainda mais desses filmes com o espírito oitentista).

Mas no fim das contas, o resultado foi melhor do que as minhas mais altas expectativas. Este novo Karatê Kid é muito divertido. Contém muitas partes emcionantes e empolgantes, além de que, ao contrário da opinião geral, não achei o filme longo demais. Na verdade, sempre achei o antigo muito curto, e a metragem deste é na medida para contar a história de forma calma e concisa (mesmo que a história não seja lá de uma grande complexidade).

Jaden Smith mostra-se um ator promissor, no início do filme Dre (o seu personagem) é um tanto chato e resmungão, mas com o tempo, se torna uma figura carismática. E isso deve-se principalmente a Jaden. Falando em carisma, ao assistir o filme preste atenção na menina Wen Wen Han, que faz o papel da amiga de Dre, Mei Ying, uma das crianças mais adoráveis que já apareceu em um filme. Além disso temos... Jackie Chan! Por que as coisas sempre ficam mais legais com o Jackie Chan? Resumindo, todos os atores do filme fazem um bom trabalho (a mãe de Dre, interpretada pela atriz Taraji P. Henson, apesar de não aparecer muito, participa de alguns momentos muito engraçados do filme).



No geral o filme é bem dirigido, com exceção de uma ou outra luta, e a trilha sonora é muito bacana quase sempre. A história é basicamente a mesma do antigo Karatê Kid, só que adaptada aos dias de hoje e a nova locação. Claro, temos algumas viajadas do roteiro (Dre treinando na muralha da china?), mas as falhas do filme são poucas se levarmos em conta o gênero.

Muito melhor do que se poderia imaginar, este novo Karatê Kid é um forte candidato a clássico de sessão da tarde, daqueles que animam um dia chuvoso em que você está preso em casa.


NOTA: 8,0

2 comentários:

  1. Eu esperava um pouquinho mais, gostaria de ter dado um 8.0 também. Os clichês atrapalharam, e o final perdeu um pouco da emoção, então vai um 7.0

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante dos Karate Kid, especialmente do com a Hilary Swank. O Jaden Smith é uma boa promessa do cinema, bem como a sua irmã, a Willow Smith, no mundo da música. Ainda não vi este mas tenciono, assim que conseguir, dar uma espreitadela. Pelo que vi no trailer, pareceu-me emocionante.

    Beijinhos=)
    Patrícia

    ResponderExcluir