sábado, 14 de maio de 2011

Cine-Crítica: Férias Frustradas de Verão (Adventureland, 2009)




Em 2007, Greg Mottola dirigiu um filme de comédia juvenil muito bom, Superbad – É Hoje. Este se destacava dos demais filmes do gênero por trazer situações originais, ótimos personagens e um final memorável. Dois anos mais tarde, o diretor entregou mais uma comédia adolescente, ainda melhor que a anterior, Férias Frustradas de Verão (mais um nome nacional terrível).

O filme conta a história de James( Jesse Eisenberg), um adolescente que acabou de se formar no ensino médio, e para poder se mudar para Nova Iorque e ingressar na faculdade, precisa arrumar um emprego de verão, e juntar uma grana. Sem nenhum tipo de experiência profissional, o único emprego que ele consegue é em um parque de diversões chamado Adventureland (o título do filme em inglês). Lá ele faz muitos novos amigos e conhece Emily (Kristen Stewart), garota pelo qual ele se apaixona.

Pela pequena sinopse apresentada acima, não parece nada que já não tivéssemos visto antes, mas o ponto forte do filme são os personagens, e como as relações entre eles se desenvolvem de forma suave e gradual, nunca parecendo rápidas demais ou atropeladas. Tanto o romance quanto a comédia embalados por uma trilha sonora espetacular, com clássicos dos anos oitenta (período onde a história é ambientada) e anteriores surgindo um atrás do outro. The Velvet Underground, The Cure, The Rolling Stones, David Bowie, Lou Reed (em carreira solo), Poison e por aí vai.




O filme é dividido entre passagens românticas e engraçadas (ou os dois). A comédia do filme é bem light, não apela para piadas fáceis ou para os clichês comuns desse tipo de filme. E o romance é muito envolvente, graças ao diretor (que também é o roteirista) e também aos atores. Já sou um fã assumido de Jesse Eisenberg, que também protagonizou mais recentemente Zumbilândia e o neo-clássico A Rede Social. Aqui ele consegue passar toda a emoção de James, consegue ser tímido sem ser bobo. Quanto a Kristen Stewart, é impressionante como seus trabalhos pré-Crepúsculo eram melhores. Na sua filmografia temos bons (O Quarto do Pânico) e ótimos (Na Natureza Selvagem) filmes. Stewart é linda, possui sim uma boa dose de talento, mas eu acho que ela vai ficar marcada por muito tempo como a inexpressiva Bela Swan. Mesmo assim, em Adventureland ela faz um trabalho muito bom, entregando inclusive ótimas cenas dramáticas, e eu espero que depois do fim da saga Crepúsculo ela comece a escolher bons projetos e desenvolva esse potencial que ela com certeza tem. Além deles, os coadjuvantes Bill Hader, como o hilário dono do parque e Martin Starr como o tímido Joel também ganham destaque.

Acho que, mesmo com toda a parte técnica excelente, o que faz mesmo este filme tão bom é o clima da história. É daquelas que nos faz desejar que estivéssemos dentro da tela, convivendo com aqueles personagens. E isso está cada vez mais raro em filmes deste gênero. É uma comédia que não precisou ficar vulgar ou abrir mão da sensibilidade para ser muito engraçado, divertido e empolgante. Uma das minhas comédias favoritas, e com certeza, uma das melhores dos últimos anos.

NOTA: 9,5

2 comentários:

  1. Eu adoro esse filme. Todo o elenco está muito bem.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Por acaso nunca vi esse filme mas parece-me que fizeste uma boa descrição de todos os ingredientes apelativos desse filme.
    Quanto a Kristen Stewart, devo dizer que sempre achei que ela tinha vocação para papéis dramáticos e que na saga "Twilight" essa faceta dramática é um pouco "abafada" pelo facto de ser um romance épico.

    Deixo como sugestão, "Piratas das Caraíbas 4 - Por estranhas Marés". É um filme excepcional que me deu muito prazer a ver.

    Beijinhos=)
    Patrícia

    ResponderExcluir